Sanjoaninas 2011

ENCERRAMENTO DAS SANJOANINAS

ENCERRAMENTO DAS SANJOANINAS

Objectivos cumpridos

nos 10 dias de Festa 

 

A edição de 2011 das Festas Sanjoaninas, intitulada “Angra, Festa Brava”, encerrou ontem, domingo, com o desfile de mais de duas dezenas de bandas filarmónicas, pela Rua da Sé, por ajustes de programa devido às más condições climáticas verificadas no sábado em Angra do Heroísmo.

Apesar disso, a chuva da noite de 25 de Junho não impediu a participação activa do público num dos concertos mais aguardados do cartaz musical – a banda australiana INXS proporcionou momentos de verdadeiro júbilo a uma audiência composta por milhares de pessoas no recinto do Bailão.

Considerando cumprido o previsto para os dez dias de folia, não só em termos de espectáculos e eventos, mas também de organização, concepção e logística, o presidente da Comissão de Festas, André Avelar, manifesta o seu contentamento por todo um trabalho que, na realidade, começou a desenhar-se um ano antes do início dos festejos.

“Foi um ano de grande trabalho e dedicação por parte desta comissão, para que tudo estivesse pronto a tempo horas. O esforço valeu a pena para trazer o regresso às origens e tradições das nossas festas, sendo que o mais importante foi as pessoas identificaram-se com a mesma mostrando a sua satisfação, participando activamente nos diversos eventos e enchendo a cidade de alegria”, sustenta.  

De toda a concretização do projecto, que teve como pilar central o “regresso às origens”, depois de um inquérito feito à população para determinar os maiores interesses da comunidade angrense e açoriana, o responsável destaca a participação das forças vivas.

“Nomeadamente as filarmónicas, os grupos de folclore, as bandas locais de musica ligeira e rock, num regresso que homenageia quem contribui todo o ano na promoção da nossa cultura. As tasquinhas no Bailão fizeram recordar o convívio animado do nosso povo e o Cantinho do Fado, no Alto das Covas, que homenageou esta arte”, indica.

Não menos importante, acrescenta, foi a aposta no turismo a nível local com as viagens marítimas inter-ilhas que fizeram deslocar à Terceira grupos de visitantes das ilhas Graciosa, Pico e São Miguel, motivados quer pela festa em si quer pela representação da sua terra no desfile de Marchas de São João.

“Considero uma aposta ganha pois o interesse por parte das outras ilhas foi enorme, numa representação açoriana, sendo cada vez mais a Festa popular dos Açores”, conclui.

As Festas Sanjoaninas 2011 decorreram de 17 a 26 de Junho e contaram com um orçamento global de cerca de 600 mil euros.

Publicado no dia Terça, 28 Junho, 2011

Retroceder

Mural - Deixar Mensagem

“Tenho pena que não dêm mais valor às bandas locais, sei que os Stream e os Faz d” Por Francisco

Imprensa

Galeria - Ver Galeria

Edição 2010 (03) Edição 2010 (03)

Organização / Patrocnadores Culturangra Câmara Municipal de Angra do Heroísmo Tintas CIN Cerveja Sagres Quinta dos Açores Topo

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player